domingo, 13 de maio de 2012

Proposta realizada pelas professoras Elizete, Patrícia e Fabi com os grupos 5-6 B e 6D

Os grupos 5-6 B e 6D das professoras Elizete, Patrícia e Fabi realizaram um trabalho de conscientização ambiental. Nessa atividade pretendeu-se mostrar a importância da preservação da natureza e sobre as atitudes necessárias para isso, além de incentivar cada criança a falar para o grupo, estimulando assim a  oralidade.
            A proposta foi organizada assim: No primeiro momento foi realizada uma conversa sobre a importância do cuidado com a natureza, em seguida distribuímos desenhos que representavam situações que envolviam “o cuidar” ou “não cuidar” da natureza  para serem pintados e então confeccionados  os cartões com cada ação. Depois de prontos, dispomos uma caixa dividida em duas partes, uma vermelha que representa os perigos para a comunidade e para o planeta, outra verde representante da esperança para um mundo melhor. Cada criança falou do seu cartão e escolheu qual lado da caixa ele pertencia.



              Na etapa seguinte, pretendeu-se ampliar o conhecimento,  ao falar sobre a função social da escrita e desenvolver a curiosidade, explicando  como os cientistas fazem pesquisas e para que elas servem, pedimos para o grupo fazer um passeio pela Unidade e observar o ambiente, registrando as atitudes inadequadas e as atitudes exemplares para o desenvolvimento sustentável do NEI, da comunidade e do mundo . As crianças registraram as observações com desenhos, foram feitas análises dos resultados, trabalhando o raciocínio lógico matemático.








          Por último foi feita a análise dos dados da pesquisa, trabalhando o raciocínio lógico matemático. Cada criança falou de seus registros e as professoras repassaram para uma tabela, depois foi representado   cada item com  tampinhas de garrafa, levando as crianças a perceberem quais aspectos foram mais registrados, os negativos ou positivos, por fim os grupos chegaram a  conclusão que a parte  boa é maior do que a ruim , e as ruins tem que mudar

 



          No sábado seguinte, num projeto coletivo a comunidade escolar do NEI Ingleses se reuniu para arborizar e plantar flores no pátio e muros, do Nei, foi um dia especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário