Os grupos 5-6 B e 6D das professoras
Elizete, Patrícia e Fabi realizaram um trabalho de conscientização ambiental.
Nessa atividade pretendeu-se mostrar a importância da preservação da natureza e
sobre as atitudes necessárias para isso, além de incentivar cada criança a
falar para o grupo, estimulando assim a
oralidade.
A proposta foi organizada assim: No primeiro momento
foi realizada uma conversa sobre a importância do cuidado com a natureza, em
seguida distribuímos desenhos que representavam situações que envolviam “o
cuidar” ou “não cuidar” da natureza
para serem pintados e então confeccionados os cartões com cada ação. Depois de prontos, dispomos uma caixa
dividida em duas partes, uma vermelha que representa os perigos para a
comunidade e para o planeta, outra verde representante da esperança para um
mundo melhor. Cada criança falou do seu cartão e escolheu qual lado da caixa
ele pertencia.Na etapa seguinte, pretendeu-se ampliar o conhecimento, ao falar sobre a função social da escrita e desenvolver a curiosidade, explicando como os cientistas fazem pesquisas e para que elas servem, pedimos para o grupo fazer um passeio pela Unidade e observar o ambiente, registrando as atitudes inadequadas e as atitudes exemplares para o desenvolvimento sustentável do NEI, da comunidade e do mundo . As crianças registraram as observações com desenhos, foram feitas análises dos resultados, trabalhando o raciocínio lógico matemático.
Por último foi feita a análise dos dados da pesquisa, trabalhando o raciocínio lógico matemático. Cada criança falou de seus registros e as professoras repassaram para uma tabela, depois foi representado cada item com tampinhas de garrafa, levando as crianças a perceberem quais aspectos foram mais registrados, os negativos ou positivos, por fim os grupos chegaram a conclusão que a parte boa é maior do que a ruim , e as ruins tem que mudar
No sábado seguinte, num projeto coletivo a comunidade escolar do NEI Ingleses se reuniu para arborizar e plantar flores no pátio e muros, do Nei, foi um dia especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário