Projetos de Sala


Projeto dos grupos G3 matutino e  G4 vespertino
Professoras: Grasiela, Lurdinha e Edna

Literatura Infantil  e  Musicalização: Uma proposta para o desenvolvimento das múltiplas linguagens.

Durante o período de acolhimento a música e a literatura foram ferramentas bastante presente neste processo e com isso percebemos o interesse dos grupos.
Portanto evidencia-se a importância que a literatura e a música possui no desenvolvimento infantil, buscando com certeza oferecer situações para que todos se desenvolvam-se mais  enriquecidos e mais felizes.
Objetivo Geral: Despertar o interesse e o gosto pela leitura e música, ampliando assim o universo lingüístico da criança. Oportunizando momentos de prazer, alegria, crescimento e conhecimento através do “mundo o mágico” que a literatura infantil e a musicalização tem pra nos oferecer , buscando contribuir de maneira lúdica  no aprendizado das crianças.

Projeto de trabalho: G4 matutino e G5 vespertino
Professoras: Elizete Ruschel, Patrícia I. Sagaz, Rodineia Fabiana F. Oliveira

  Tema: Brincando de Fazer Arte

A infância é tempo de descobertas, aventuras, magia, a arte é capaz de estimular a curiosidade e criatividade, fornecendo-lhe experiências que os ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que os cerca, tornado o processo da aprendizagem agradável e divertida, ajudando as crianças fazerem por si só as várias leituras de mundo.
A temática proposta durante o processo de inserção aguçou o interesse e a curiosidade das crianças. Vem sendo desenvolvido com a disponibilidade de diversos materiais, aliando a apreciação artística aos elementos da natureza e a releitura dos diferentes estilos, épocas e autores de obras de arte.

Projeto dos grupos G3 matutino e G4 vespertino
Professoras: Eliane,  Rosélia , Ana Paula
O MÁGICO MUNDO DAS MÚSICAS E DAS HISTÓRIAS INFANTIS”
Através dos registros diários e das interações entre as crianças e nós professoras, e também de nossas intervenções e propostas conseguimos notar o grande interesse da turma como um todo por músicas e histórias diversas e principalmente as que envolvem animais, e por isso decidimos desenvolver o projeto com esse grupo voltado para a musicalidade e a contação de histórias, em que buscaremos despertar e instigar a curiosidade e o interesse por novidades que este grupo já demonstra possuir, ampliar esses e suscitar outros conhecimentos.

GRUPO 5 – MATUTINO
PROFESSORAS: Patricia Maria Vargas de Lima e Elisiane Higino

 PROJETO:  O Corpo em movimento

O projeto surgiu a partir da curiosidade do grupo em relação ao seu  corpo. Quando retornavam do parque sentiam os batimentos acelerados do coração e iniciaram os questionamentos. Por isso juntamente com as professoras foram buscar respostas ao que os intrigava. Várias abordagens referentes ao corpo estão em processo de investigação
Na faixa etária em que encontra-se o grupo, movimentos mais precisos vão aos poucos ampliando o repertório de possibilidades das crianças e estes, muitas vezes, estabelecem vínculos entre o mundo real e o imaginário. O RCN (2002) apresenta mais algumas idéias referentes a isto:
            “Nessa faixa etária constata-se uma ampliação do repertório de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão. Atos que exigem coordenação de vários segmentos motores e o ajuste a objetos específicos, como recortar, colar, encaixar pequenas peças etc., sofisticam-se. Ao lado disso, permanece a tendência lúdica da motricidade, sendo muito comum que as crianças, durante a realização de uma atividade, desviem a direção de seu gesto; é o caso, por exemplo, da criança que está recortando e que de repente põe-se a brincar com a tesoura, transformando-a num avião, numa espada etc.”

Sabe-se que este olhar sobre o movimento deve estar presente no desenrolar de todas as propostas e projetos que advirão mas acredita-se que este enfoque, neste espaço e tempo específicos, contribuirão para um maior crescimento do grupo.




Projeto de trabalho para com o Grupo VIE
 Professoras: Jana Inês Ribeiro e Janete Fogaça

 PROJETO DE TRABALHO: VIVENCIANDO O LETRAMENTO

A convivência com as crianças no Grupo VIE nos traz uma série de indicativos acerca do andamento e da elaboração de projetos de trabalho. A partir de observações e registros, podemos ir ao encontro dos interesses e necessidades das crianças, possibilitando assim propostas significativas e prazerosas que vão ao encontro destes interesses. Nestas observações, uma questão que esteve muito presente desde o primeiro dia foi com relação ao letramento, a curiosidade pelo mundo escrito e seus contextos, seja por meio da contação de histórias quando perguntavam o que estava escrito e diziam “não sei ler ainda, profe”, alguns jogos com cartas para leitura e andamento do mesmo, curiosidade sobre a escrita do seu nome, nome dos colegas e professores, recados na agenda, etc.
           Diante destes momentos observados no cotidiano do grupo, elaboramos este projeto tem com a intenção de contemplar este interesse das crianças, ampliando as possibilidades para vivenciar mais profundamente o letramento, por meio de brincadeiras e jogos, interações e das múltiplas linguagens (ROCHA, 2008).

Grupo IV Matutino

Educadoras:Eulina Thomaz Pereira Torquato e Mara C. Remeika

 Projeto Quem canta seus males espanta

Ao darmos início ao projeto de histórias,observamos que o nosso grupo também aprecia música e gosta de brincadeiras.Durante as narrativas, cantávamos e as crianças prestavam muita atenção e pediam para que repetíssemos.”Canta do lobo!” “Eu quero a borboletinha”...
Com a chegada das crianças do GIII utilizamos música para recepcioná-los, acalma-los e favorecer a interação do grupo que se aproximava para dançar.

            Ao cantar, dançar e ouvir melodias as crianças ampliam suas possibilidades, mostram-se mais desinibidas, enriquecem seu vocabulário e repertório, interagem com maior descontração e também relaxam.

Grupos 6A matutino e 6C vespertino

Professoras: Doroti, Márcia R. e Marina. 

PROJETO: A arte de descobrir, a expectativa de conhecer e, a necessidade de trocar ... vivências, conhecimentos e experiências para a construção de nossa história.

O projeto dessa turma esse ano assim será realizado de forma lúdica, respeitando os interesses e ritmos de cada criança numa perspectiva de reconhecimento da função social da escrita, direcionado também a construção de hipóteses sobre o letramento.  Grande parte das crianças do grupo apresentaram e apresentam interesse pelas letras, onde elas mesmas ao apontarem para algo escrito dizem que a letra tem no nome delas, que dá para escrever determinada palavra, perguntam como se escreve determinadas palavras, ensaiam a escrita de outras, copiam das fichas seus nomes para identificarem seus desenhos e trabalhos, entre outros. Outras crianças, porém demonstram interesse, mas ainda estão se familiarizando com as letras e seus nomes e sons. E outras, não demonstram ainda interesse. Por esses motivos pretende-se desenvolver simultaneamente a contação de histórias, dramatização, musicalidade, a brincadeira, os jogos entre outras dinâmicas.

Grupos 2 matutino e 3 vespertino

Professoras:Emanuelle, Claudia S.e Kerlen

Projeto: MÚSICA E LITERATURA INFANTIL COMO FORM DE COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM

       A escolha deste tema para esses grupos se deu após a observação das crianças no período de inserção. Como a inserção das crianças pequenas exige maior atenção pela separação de seus familiares, utilizamos a música e a contação de história como nossas aliadas para acolhê-las, distraí-las e principalmente na criação de vínculos conosco. E com o passar dos dias fomos vendo que a empolgação ao ver um livro e ao ouvir músicas cantadas no grupo poderia ser algo estimulante para ampliar o conhecimento e as vivências das crianças pequenas.

Grupos 6B matutino e 6D vespertino

Professora:Elizandra, Rosélia

PROJETO: NO MUNDO DO LETRAMENTO

Ao conhecer os grupos e após observações, percebemos que as crianças ao se conhecerem e fazendo novas amizades no período de inserção, sua maior identidade é o nome, por ser o início e a referência de cada um. Partindo de uma conversa com os grupos, observamos que os grupos são constituídos por pessoas e, que pessoas tem NOMES; que nomes são formados por letras. Então, a partir disso evidenciamos que as crianças estão em processo de construção de conceitos a respeito da função social da escrita. De maneira contextualizada e lúdica ( identidade,histórias, brincadeiras, música, jogos,etc) pretende-se explorar estas e outras curiosidades com o objetivo de ampliar o repertório.

 

 

 

 

Grupo G5 vespertino

Professora:Eulina e Maria de Fátima

PROJETO: HISTÓRIAS INFANTIS

Durante o período de inserção percebeu-se o interesse das crianças por livros de histórias, pois alguns trouxeram exemplares como doação para a Unidade. Enquanto ouviam, manifestavam interesse, prestavam atenção e pediam para repetir. Em alguns momentos durante as brincadeiras havia dramatização e cada criança contava sua versão sobre a história favorita. Face ao exposto, percebeu-se a possibilidade de narrar histórias, pois estas educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.