PARQUE
Com a necessidade de termos mais brinquedos para as crianças e ampliarmos as possibilidades de brincadeira novos enredos. Pretende-se a partir de proposta das comissões avaliar e eleger prioridades visando a ampliação do repertorio e interação das crianças.
O projeto parque divide-se em duas comissões:
1ª Estrutura: É permanente. Com o objetivo de pensar e destinar recursos para questões estruturais como com exemplo, a aquisição de brinquedos e redimensionamento dos espaços.
2ª Dinâmica de parque: Rotativa. Comissão formada por 3 salas que reúne-se mensalmente para pensar em dinâmicas e organização do espaço com o objetivo de promover interações entre as crianças.
FESTA TEMÁTICA
A cada bimestre será realizada no Nei Ingleses uma festa temática, os professores organizarão comissão para pensar no tema da festa, cardápio e atrações
LITERATURA
A partir da constatação de que muitas crianças dessa instituição não possuem livros em casa e levando a consideração a importância da literatura e do contato com as práticas de leitura e escrita na formação e aprendizagem das crianças, organizamos juntamente com os profissionais do Nei e com as famílias o empréstimo de livros para todos os grupos, semanalmente.
BRINQUEDOTECA
BRINQUEDOTECA
Após leitura , análise e reflexão dos documentos
que fundamentam a Educação infantil no município de Florianópolis como: Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil, Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação
Infantil e Diretrizes Curriculares da
Educação Infantil , fundamentamos assim a importância do brincar para o
desenvolvimento infantil, e
compartilhamos com Brougére que
a criança aprende a brincar, pensando a brincadeira como eixo estruturador
dos Núcleos de ação pedagógica e como constituinte do ser criança, e que os
espaços devem ser planejados para propiciar momentos de descobertas,
ressignificação, e elaboração de repertórios e proporcionar momentos de
interação com o outro, pensamos em organizar mais um espaço na Unidade
para que possa ser proporcionados o
momento rico do brincar. Para sua utilização foi organizado horários, e as crianças semanalmente acompanhadas das professoras exploram esse espaço, ressiginificam objetos, criam, recriam, brincadeiras.
REFEITÓRIO
A alimentação é um momento também de compartilhar, conviver, construir autonomia. Quando estão no refeitório as crianças servem-se dos alimentos que desejam comer, na quantidade que acham apropriada., exercendo assim a participação, aprendendo sobre regras e noções de quantidade.
MEIO AMBIENTE
Este projeto pretende desenvolver a conscientização ambiental com a preservação dos recursos naturais, que abrange o plantio de vegetais, manuseio, destino adequado dos resíduos sólidos e liquidos e a conscientização da responsabilidade de redução, reutilização e reciclagem, resultante deste mesmo consumo.
DIA DA INTERAÇÃO
Acontece uma vez por mês. Organizada pelos professores de Educação Física, as crianças tem a oportunidade de conhecer e interagir com seus pares de outras salas e desfrutar de brincadeiras diversificadas e desafiadoras na forma de circuito.